Consultoria Ambiental Rio Grande do Sul

Ficou interessado em divulgar sua empresa nesta página?

Então entre em contato com a IS2

CLIQUE AQUI

Empresa de Consultoria Ambiental Rio Grande do Sul

A Empresa de Consultoria Ambiental Rio Grande do Sul oferece uma gama completa de serviços de gestão ambiental para empresas públicas e privadas.

Com um conjunto de habilidades diversificadas, nossos consultores de gestão ambiental se fundamentam nos princípios de inovação, acessibilidade e agilidade para criar soluções e resolver problemas, acompanhando as rápidas mudanças das condições e necessidades de nossos clientes.

Licenciamento Ambiental

De acordo com a legislação nacional, todo empreendimento considerado potencialmente poluidor deve realizar o licenciamento ambiental para a definição de sua localização, instalação e operação junto ao órgão competente seja ele Federal, Estadual ou Municipal. A empresa realiza consultoria técnica especializada para o desenvolvimento de todas as etapas de seu licenciamento ambiental: LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA INSTALAÇÃO e LICENÇA DE OPERAÇÃO

O que é licenciamento ambiental?

É o procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, que pode ser federal, estadual ou municipal, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental.

É importante lembrar que as licenças ambientais estabelecem as condições para que a atividade ou o empreendimento cause o menor impacto possível ao meio ambiente. Por isso, qualquer alteração deve ser submetida a novo licenciamento, com a solicitação de Licença Prévia.

Etapas do Licenciamento Ambiental

Licença Prévia (LP) - Licença que deve ser solicitada na fase de planejamento da implantação, alteração ou ampliação do empreendimento. Aprova a viabilidade ambiental do empreendimento, não autorizando o início das obras.

Licença Instalação (LI) - Licença que aprova os projetos. É a licença que autoriza o início da obra/empreendimento. É concedida depois de atendidas as condições da Licença Prévia.

Licença de Operação (LO) - Licença que autoriza o início do funcionamento do empreendimento/obra. É concedida depois de atendidas as condições da Licença de Instalação.

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Em acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a empresa elabora Plano de Gerenciamento de Resíduos tanto para o setor privado quanto para o setor público. Todos os planos estarão acompanhados da devida Responsabilidade Técnica, conforme exigência legal.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos geradores de resíduos das diversas atividades, contemplando os aspectos referentes à segregação, coleta, manipulação, o acondicionamento, o transporte, armazenamento, tratamento a reciclagem e a disposição final dos resíduos sólidos.

Zoneamento Ambiental Eólico

Assessorada por uma equipe de técnicos altamente qualificados e experientes, a empresa deverá atuar em conjunto com técnicos do órgão estadual já engajados nessa tarefa. Através desses estudos defini-se a situação ambiental das áreas de interesse para implantação de parques eólicos.

Estudos e Avaliações Ambientais

Com uma equipe multidisciplinar e altamente qualificada em consultoria ambiental, a empresa possui qualificação para a elaboração de Estudos de Impacto Ambiental, Avaliações de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto Ambiental. Além desses, a empresa realizada também elaboração de Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV).

Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um relatório técnico onde se avaliam as consequências para o ambiente decorrentes de um determinado projeto. Nele encontram-se identificados e avaliados de forma imparcial e meramente técnica os impactos que um determinado projeto poderá causar no ambiente, assim como apresentar medidas mitigadoras. Por estas razões, é um importante instrumento de avaliação de impacto ambiental (AIA).

A Avaliação de Impacto Ambiental (ou AIA), é um instrumento preventivo usado nas políticas de ambiente e gestão ambiental com o intuito de assegurar que um determinado projeto passível de causar danos ambientais seja analisado de acordo com os prováveis impactos no meio ambiente, e que esses mesmos impactos sejam analisados e tomados em consideração no seu processo de aprovação. A elaboração de um AIA é apoiada em estudos ambientais elaborados por equipes multidisciplinares, os quais apresentam diagnósticos, descrições, analises e avaliações sobre os impactos ambientais efetivos e potenciais do projecto.

Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV): Toda e qualquer ocupação/inscrição (edifício, hospital, indústria) de objeto no espaço – geográfico, ou mais precisamente no espaço urbano repercutira enquanto causa ou efeito de um conjunto de relações socioculturais, econômicas e políticas na área que o circunscreve. É, portanto, esse conjunto de relações que denominamos de Impacto de Vizinhança, podendo os mesmo serem, positivos ou negativos sobre o seu entorno, variando em função da escala (tamanho) do respectivo empreendimento. Com efeito,o Estudo de Impacto de Vizinhança e consequentemente o Relatório de Impacto de Vizinhança são dois documento distintos que tem por finalidade produzir uma analise minuciosa e objetiva dos impactos e efeitos causados pela ocupação/inscrição de estrutura física na área próxima que a circunscreve.

Projetos Ambientais

Destacamos os projetos para a construção de Estações de Tratamento de Água e Efluentes; projetos de ecoeficiência; captação de água da chuva e reuso de água; Produção mais Limpa (P+L) entre outros.

Água de Chuva - Captação e Armazenamento

A água pluvial ou simplesmente chuva com tratamentos simples é uma alternativa concreta para uso em descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins e lavagens de carros, pisos e roupa, podendo ser adequada e levada a nível de potabilidade humana e animal.

Água de Chuva – Instalação da Cisterna: Como a cisterna é o principal custo do sistema, o cliente deve estar ciente da capacidade de armazenamento e avaliar se é o que precisa e em termos inclusive de área ocupada.

Como funciona o tratamento de efluentes industriais

A água pode ser usada pela indústria de diversas maneiras: na incorporação ao produto, lavagens de máquinas, tubulações e pisos, nos sistemas de resfriamento e geradores de vapor, no próprio processo industrial e nos vasos sanitários. A água não necessita de tratamento final somente quando é incorporada aos produtos ou evaporada. Nos demais casos, os efluentes líquidos industriais ou água resíduária precisam ser tratados, uma vez que são contaminados com resíduos dos processos produtivos.

O tratamento de efluentes industriais ideal é indicado de acordo com a carga poluidora e presença de contaminantes. Apenas especialistas podem avaliar e realizar a coleta de amostras para análise de diversos parâmetros que representam a carga orgânica e a carga tóxica dos efluentes.

* Processos físicos: São os processos que removem os sólidos em suspensão sedimentáveis e flutuantes através de separações físicas, tais como gradeamento, peneiramento, caixas separadoras de óleos e gorduras, sedimentação e flotação.

* Processos químicos: Utilizam produtos químicos em seu processo, tais como: agentes de coagulação, floculação, neutralização de pH, oxidação, redução e desinfecção em diferentes etapas dos sistemas de tratamento. Conseguem remover os poluentes por meio de reações químicas, além de condicionar a mistura de efluentes que será tratada nos processos subsequentes.

Outros Serviços Ambientais

O Cadastro Técnico Federal IBAMA é um dos instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente, conforme a Lei nº 6.938 de 31 de agosto de 1981. Tem por objetivo, portanto, a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.

Registro na Anvisa: auxiliamos sua empresa a compreender o funcionamento dos órgãos regulatórios e funciona como facilitadora para a obtenção de suas licenças e autorizações.

Legalização de empresas e produtos junto ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), de acordo com a legislação nacional vigente para a produção, armazenagem, distribuição, importação e exportação de produtos de origem animal e vegetal, bem como de vinhos, bebidas e vinagres, produtos destinados ao uso nas atividades agropecuárias e para uso veterinário.